18.11.23

Santa Maria de Serra Clara

No sul de Minas, no município de Delfim Moreira e  perto de Itajubá, fundou-se, em 1956, o Mosteiro de Santa Maria de Serra Clara, com noviciado próprio e uma vida de cunho acentuadamente contemplativo. Foram fundadores Dom Celestino de Barros Moraes, Dom José de Bastos Neto, monges do Mosteiro de São Bentodo Rio de Janeiro e Dom Martinho Jonhson do Mosteiro de São Bento de São Paulo. Este último logo retornou ao mosteiro de origem atendendo a um pedido do seu Abade.  Em 1957 foi erigido canonicamente. como priorado simples, ficando sob a jurisdição do Abade Presidente da Congregação. 
  Transferido para Pouso Alegre em 2006, modificou o nome para Mosteiro de São Bento e foi erigido em priorado conventual em 2007. Este mosteiro transferiu-se em 2013 para Bolonha, na Itália, assumindo o Mosteiro de Santo Estevão, que era até então um mosteiro de monges beneditinos olivetanos. Compreende um complexo de igrejas e edifícios de grande valor histórico e artístico (Basílica de Santo Stefano). Este mosteiro italiano é agora um priorado conventual da Congregação Beneditina Brasileira.
 O Mosteiro de Pouso Alegre passou a ser priorado simples em 2014, dependente de Bolonha. No ano seguinte transferiuse para Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, mas fechou em 2017.


Se o espírito monástico se caracteriza pelo sentido de Deus, caracteriza-se não somente pela oração que é a atividade pela qual o beneditino(a) se coloca em relação direta com Deus, mas por uma atitude de oração.  Quando falta tal atitude o mosteiro morre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

efeitos & causas

Olhamos extasiados a máquina capaz de calcular o lucro que dará a próxima colheita de café.             Olhamos com frieza apática a pequena...